Black Friday 2023: Joinville lidera intenção de gastos e impulsiona economia local
-
Foto: Getty Images -
Pesquisa da Fecomércio-SC aponta preferências de consumo e crescente dinamismo econômico na maior cidade catarinense
A Black Friday se aproxima e, segundo dados divulgados pela Fecomércio-SC, Joinville surge como protagonista entre as sete cidades analisadas, liderando em intenção de gastos durante o evento. A pesquisa revelou que os joinvilenses estão à frente de outras cidades, incluindo Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Lages e Itajaí, apresentando o maior gasto médio por consumidor.
Com uma média de R$ 1.507,36 em intenção de gastos, a cidade demonstra um interesse superior ao valor estadual de R$ 1.288,81. O setor de móveis, eletrodomésticos e decoração doméstica é o favorito entre os entrevistados, com 41,7% de intenção de compra, seguido pelos artigos eletrônicos, com 29,5%.
Edigar Zimmermann, superintendente do Garten Shopping, destaca que esse aquecimento na economia local está diretamente relacionado à ampliação da presença de grandes marcas nacionais e internacionais na cidade. "O aumento da oferta dessas marcas tem impactado diretamente no consumo local, proporcionando aos joinvilenses acesso a marcas desejadas, impulsionando o mercado consumidor local", comentou.
A pesquisa revelou que 37,9% das famílias catarinenses planejam ampliar os gastos de forma parcelada, com o cartão de crédito sendo a opção preferencial. Esse dado reflete uma maior confiança dos consumidores em realizar gastos durante a Black Friday.
Além disso, houve um aumento significativo na busca por itens domésticos e familiares, representando 45,7% dos consumidores. Essa mudança de comportamento reflete uma tendência crescente de antecipação das compras de presentes de Natal durante a Black Friday.
Edigar enfatiza a contribuição fundamental do varejo e das datas comemorativas para o dinamismo econômico da cidade. "Esses períodos são essenciais para nossa economia, impulsionando oportunidades de emprego e estimulando a renda. No Garten Shopping, aproximadamente 4000 empregos são gerados, com um reforço considerável no final do ano para atender à demanda da Black Friday e do período natalino", acrescenta.
A expectativa é alta para a Black Friday deste ano, impulsionando não apenas o comércio, mas também o mercado de trabalho e a economia como um todo em Joinville.
Deixe seu comentário